12/09/2018

Chama Crioula chega a São José do Norte

Acendimento do Fogo será nesta sexta-feira, em frente ao palanque oficial

Um momento relevante para a cultura tradicionalista marcou a tarde desta terça-feira (11), com a chegada do grupo de cavalarianos que conduziu uma centelha da Chama Crioula de Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, até São José do Norte.

O fogo foi levado para o Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Três Figueiras, no Lagoão, onde permanecerá até o final da tarde de sexta-feira (14), quando será realizado o ato de Abertura Oficial da Semana Farroupilha 2018, às 17h, no palanque oficial, na Rua General Osório.

Logo após a abertura, a Chama será conduzida até a casinha do CTG Barreira do Norte, na Rua General Osório e a ronda ficará a cargo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Real de Bujuru.

Tropeirismo é o tema da Semana Farroupilha 2018, que tem Dario Jovane Vaz como homenageado e Nésio Lucas como patrono, ambos foram escolhidos em reunião dos representantes dos CTGs, PTGs, 6° Região Tradicionalista e das Secretarias de Educação e Cultura (Smec) e de Turismo e Promoções (SMTP).

Confira nossa programação, vista sua pilcha e venha celebrar o tradicionalismo gaúcho!

15/09 – sábado – Ronda a cargo da 6º Região Tradicionalista;

16/09 – domingo – Ronda a cargo da Loja Maçônica São José;

17/09 – segunda-feira – Ronda a cargo do PTG Três Figueiras;

18/09 – terça-feira – Ronda a cargo do CTG Barreira do Norte;

19/09 – quarta-feira – Ronda a cargo da Prefeitura Municipal de São José do Norte;

20/09 – quinta-feira – Ronda a cargo da Equipe Organizadora;

9h – Translado da Chama Crioula da Casinha do CTG até o Palanque Oficial;

15h – Abertura oficial;

15h30min – Caminhada Tradicionalista;

16h – Atividades Tradicionalistas: apresentação da Banda Municipal Democrata, da Invernada Artística São José, declamação de poesias e Homenagem ao Tradicionalista Paixão Côrtes;

17h – Desfile dos Cavalarianos;

18h – Extinção da Chama Crioula;

18h30min – Show com a Banda Jeito de Vaneira.

Festejos Farroupilhas

O acendimento da chama foi realizado em Iraí, no dia 10 de agosto, marcando oficialmente o início dos festejos farroupilhas, que seguem até 20 de setembro. O ritual é repetido todos os anos, desde 1947.

De acordo como Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o ato começou quando um grupo de jovens retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do MTG.