Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

História, Geografia e Cultura

Emancipada em 25 de outubro de 1831, a cidade de São José do Norte também possui o título de “Mui Heróica Villa”. Localizado na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, tendo acesso à água doce e ao Oceano Atlântico, o município gaúcho possui uma área de 1.118,109 km² e uma população de quase 28 mil pessoas, a uma distância de 360 km da capital do estado do RS. A Praia do Mar Grosso, com uma extensa faixa de areia, atrai veranistas e banhistas no verão e também é propícia para esportes náuticos. 

Rica em cultura, a cidade possui belos casarões e edifícios antigos em seu centro histórico e forte presença da cultura portuguesa. Este é o caso da Igreja Matriz São José, que começou a ser construída em 1840 pelas Irmandades Nossa Senhora dos Navegantes e Santíssimo Sacramento. Sua primeira missa foi celebrada no ano de 1855. Na Igreja Matriz, a novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve início no dia 13 de março de 1973, e é rezada semanalmente até os dias de hoje, com grande participação, principalmente de moradores das localidades do interior do município. 

Também, pode-se afirmar que São José do Norte é um local de muita devoção religiosa, com grandes festividades para Nossa Senhora dos Navegantes, com mais de 200 edições realizadas, Nossa Senhora da Boa Viagem e Mãe Iemanjá. O que reflete a grande fé do povo nortense. 

Sua localização privilegiada é favorável ao desenvolvimento acadêmico da população, com muitos estudantes nortenses matriculados nas Universidades Federais do Rio Grande (FURG), de Pelotas (UFPel) e no Polo Universitário de São José do Norte, que é mantido pela Prefeitura Municipal e oferta cursos de graduação em diversas áreas. 
 

Economia

A matriz econômica do município baseia-se, principalmente, no setor primário, com destaque para as cadeias produtivas vinculadas à Pesca e ao Agronegócio. A Colônia de Pescadores Z2 encontra-se na cidade de São José do Norte que também é reconhecida nacionalmente pelo cultivo de arroz e pela cebolicultura. O município recebeu o título de “Capital Nacional da Cebola”.


Nas últimas décadas, a instalação de empresas especializadas na extração de resina, corte e beneficiamento da madeira oriunda das extensas áreas de florestas de Pinus da região para fabricação de móveis ganhou destaque. Além disso, a cidade está localizada a poucos quilômetros do SuperPorto onde estão instalados terminais privados que operam contêineres, granéis agrícolas, fertilizantes, cargas petrolíferas e petroquímicas.  São José do Norte possui um imenso potencial a ser explorado e conhecido por todos. Venha você também conhecer de perto nossa península!

Venha participar deste progresso.

Conteúdo Rodapé