Objetivo principal dessa reunião foi discutir estratégias que impulsionem o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul
Na tarde da última terça-feira (23), o Vice-prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, marcou presença em um importante encontro realizado em Pelotas, onde os prefeitos da Azonasul se reuniram com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional. O objetivo principal dessa reunião foi discutir estratégias que impulsionem o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul. A participação do ministro Góes foi destacada como um sinal do comprometimento do governo em ouvir as necessidades e prioridades dos municípios.
O presidente da Azonasul, Marco Antonio Barbosa, prefeito do Chuí, enfatizou a relevância desse encontro e ressaltou que a presença do ministro reflete a disposição do governo em colaborar com o progresso da região. Os prefeitos estão confiantes de que essa parceria resultará em políticas e ações transformadoras, trazendo benefícios reais para as comunidades locais.
Gestão integrada da Lagoa Mirim
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Ministério de Ambiente do Uruguai e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram, durante o encontro, um acordo para a gestão binacional e Integrada dos recursos hídricos da Bacia da Lagoa Mirim e Lagoas Costeiras.
Com financiamento de US$ 4,7 milhões do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o projeto visa reforçar as capacidades do setor público e privado no Brasil e no Uruguai para a gestão integrada dos recursos hídricos locais, com ênfase na utilização sustentável e eficiente da água, na preservação dos ecossistemas e de seus serviços e na adaptação às mudanças climáticas.
Entre as ações previstas na parceria entre os dois países e a FAO estão a realização de uma análise e de um diagnóstico transfronteiriço, a concepção e a implementação de um programa de ação estratégica e o monitoramento, comunicação e avaliação cruzada dos resultados alcançados.
A Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim é uma bacia transfronteiriça compartilhada entre o Brasil e o Uruguai, sendo a segunda maior área lacustre da América do Sul (3.750 km²). A grande quantidade e boa qualidade de suas águas favorecem as atividades agrícolas, florestais, pecuárias, pesqueiras, aquícolas, turísticas e de abastecimento de água, entre outros serviços, em ambos os países.
_______
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento.
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: @prefeiturasaojosedonorte