No começo deste mês, ocorreu audiência pública sobre o serviço de travessia de passageiro por lancha entre os municípios do Rio Grande e São José do Norte.
O foco principal foi o valor das tarifas e o passe estudantil. A audiência foi realizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, conduzida pelo deputado estadual, José Nunes de Almeida.
Participaram a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, Nunes, o vereador, Luiz Gautério, o presidente da Agergs, Isidoro Zorzi, representantes da Furg, do Procon, do Sindicato dos Comerciantes, do Sindicato dos Municipários, munícipes e estudantes.
Na audiência lideranças e comunidade expuseram suas considerações sobre o serviço, atualmente prestado pela empresa Transnorte. A principal crítica levantada pela comunidade presente foi a suba da tarifa para R$ 4, pois consideram o aumento abusivo, visto que duplicou o valor em dois anos e que não levou em consideração às condições da maioria das pessoas que atravessam ao município vizinho para trabalhar ou estudar e, atualmente, tem que desembolsar R$8 por dia.
A prefeita salienta que foram realizadas diversas ações pelo Executivo para cobrar da Antaq providências quanto ao serviço de travessia, entre elas, em março, foi protocolado oficio junto ao órgão contendo uma série de questionamentos e apontamentos em relação à travessia e com o pedido da retomada da gratuidade aos policiais fardados e o retorno da concessão da meia passagem aos estudantes.
A comissão fará o encaminhamento das questões debatidas durante a audiência ao Ministério Público Federal, a Prefeitura do Rio Grande, a Antaq e a Agergs.