A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para Desenvolvimento Humano (IBSaúde) aumentam as especialidades oferecidas no ambulatório do Hospital Municipal.
Além de outros especialistas, o ambulatório passa a contar com médica endocrinologista. O atendimento iniciou na última sexta-feira (31) com agenda de 30 consultas mensais. A Endocrinologia é a especialidade que estuda as glândulas endócrinas, tratando doenças hormonais e metabólicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Apesar de ser um profissional muito procurado por pacientes com problemas de obesidade, diabetes e doenças na tireoide, o endocrinologista não cuida somente dessas doenças.
A equipe da SMS explica que “esta é mais uma grande conquista que fortalece o cuidado com a saúde da população nortense” e que assegurar o acesso às consultas com médicos especialistas proporciona que os médicos de família, que prestam serviço para a Atenção Básica, tenham melhores condições de cuidar daqueles pacientes que necessitam de acompanhamento conjunto.
Para acessar os serviços do ambulatório do Hospital Municipal o paciente necessita de um encaminhamento do médico de família da unidade de saúde de referência, pois é este profissional que tem o conhecimento integral da condição de saúde de cada paciente porque já o acompanha e solicita, quando necessário, a avaliação ou o acompanhamento do médico especialista.
Ao disponibilizar o serviço de consultas especializadas no ambulatório do Hospital Municipal, a SMS busca agilizar o atendimento para os pacientes, oferecer conforto ao evitar que tenham que se deslocar para outros municípios e que os médicos das unidades básicas de saúde possam ter o suporte especializado quando necessário.
A expectativa do Executivo é que estas ações, integradas com outras já em andamento, humanizem e qualifiquem ainda mais os serviços de saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS em São José do Norte.
Atualmente, são disponibilizadas no Hospital Municipal, consultas com cardiologista, ginecologista obstetra, dermatologista, neurologista, proctologista, gastroenterologista e, agora, endocrinologista, além das pequenas cirurgias.