Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/04/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

VII Caminhada Azul reforça a conscientização sobre o autismo em São José do Norte

Caminhada teve início às 14h30 na sede da E.M.E.F. Coronel Antônio Soares de Paiva

Na tarde desta quinta-feira, 3 de abril, São José do Norte recebeu a VII Caminhada Azul de Conscientização do Autismo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Superdotação (CMPDS), mobilizou escolas municipais, famílias, professores e membros da comunidade em um ato de apoio e inclusão.

A caminhada teve início às 14h30 na sede da E.M.E.F. Coronel Antônio Soares de Paiva e seguiu até a sede da APAE, passando pelas ruas Aragão Bozano, General Osório, Júlio de Castilhos e 16 de Julho. Durante o percurso, os participantes levaram cartazes, faixas e balões alusivos ao tema, dando ainda mais visibilidade à causa.

A vice-prefeita Vanessa Oliveira, a secretária-geral de Governo, Richelle da Matta, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Superdotada (CMPDS), Catiane Lopes e a coordenação Educação Inclusiva  da Smec, Maria de Fátima da Silva Velloso, estiveram presentes no evento, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão. “O autismo precisa ser compreendido, respeitado e acolhido. Momentos como este são fundamentais para sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, afirmou.

O evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação também celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a necessidade de respeito e compreensão.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode impactar a comunicação, a interação social e o comportamento. Sua identificação precoce e o suporte adequado são fundamentais para garantir mais autonomia e bem-estar às pessoas autistas.

A grande adesão ao evento reafirmou o compromisso da comunidade nortense com a inclusão. Para mais informações sobre o TEA e as atividades de apoio disponíveis no município, entre em contato com o Setor de Inclusão da SMEC pelo telefone (53) 0800 0901073 – ramal 400, ou com a APAE pelo número (53) 3238-1922.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé