11/09/2018

SMS e Furg se reúnem com Corsan para fomentar projeto na área ambiental

Na última quinta feira (6), o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com os professores pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas - ICB da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), reuniu-se com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na sede da instituição, em Porto Alegre, para discutirem o projeto de pesquisa na área ambiental voltado à saúde da população nortense.

Durante a reunião, debateram detalhes do projeto e decidiram fazer alguns ajustes para alinhar interesses institucionais e sociais da empresa, as possibilidades de trabalho dos pesquisadores e as necessidades de saúde pública e ambiental do município, com vistas a viabilizar a parceria entre as três instituições.

São José do Norte tem como principal causa de adoecimento, os transtornos mentais e comportamentais, e um consumo elevado de medicamentos de uso controlado. Preocupados em diagnosticar as causas desta condição, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o ICB/FURG, pretende desenvolver um estudo integrado de meio ambiente e saúde com o propósito de estabelecer relação entre as diferentes atividades e agravos à saúde da população. O projeto foi enviado à Corsan para verificar a possibilidade de investimento, já que a primeira etapa se refere às condições da água do município.

Para a equipe da SMS, o projeto dará uma excelente perspectiva para a saúde de São José do Norte, pois os resultados obtidos com a sua execução se constituirão em subsídios técnicos de modo a permitir que a Prefeitura de São José do Norte se antecipe a prováveis problemas de saúde pública/ambiental ou que venha a encontrar soluções para problemas já existentes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente”. “Desta forma, é imprescindível conhecermos as condições ambientais do município e relacioná-las à saúde da população”, explica a equipe da SMS.