Iniciativa pretende capacitar jovens rurais com oficinas práticas e conhecimento aplicado
Na última semana, o Executivo Municipal, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniram-se no Gabinete do Prefeito para debater ações voltadas aos jovens do meio rural.
Participaram da reunião, o prefeito, Neromar Guimarães, a vice-prefeita, Vanessa de Oliveira, o titular da Smap, Fabricio Souza, a diretora da Smap, Caroline Pinheiro, o vereador, Luiz Carlos Prado (Chula), a diretora Administrativa Financeira, Carla Cruz, o pró-reitor de Extensão e Cultura Fabio Garcia Lima e o assessor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, Felipe Herrmann.
O principal tema da reunião foi o Projeto Produtor Mirim, que visa a educação dos saberes no campo e é destinado às escolas municipais de ensino fundamental do meio rural. A proposta busca disponibilizar oportunidades para alunos, especialmente dos 8º e 9º anos. Um dos principais objetivos é possibilitar que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em suas propriedades.
Idealizado desde 2024 pela Smap em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o projeto conta com o apoio de instituições como Emater/RS-Ascar e universidades, as quais já estão a realizar reuniões para aprimorar e colocar o projeto em prática. A intenção é implantar a iniciativa em meio período escolar, uma vez por semana.
As aulas terão foco prático e abordarão temas como produção agrícola, manejo de solo, horticultura, agroindústria, entre outros.
Durante o encontro, o prefeito Neromar Guimarães destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do campo e o futuro dos jovens nortenses:
“Esse projeto é um passo fundamental para valorizarmos o conhecimento tradicional aliado à inovação no meio rural. Queremos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de permanecerem no campo com dignidade, visão empreendedora e preparo técnico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso município.”
O vereador Chula articulou a parceria com a UFPel, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, para viabilizar a execução do projeto. A proposta encontra-se em fase de construção e captação de recursos. A previsão é iniciar as atividades no segundo semestre deste ano ou, no máximo, no início do próximo. O projeto piloto está sendo pensado para que, futuramente, se busque apoio e recursos para implementação de uma escola agrícola em São José do Norte.