30/09/2021 Sec. Mun. da Saúde

SMS comunica reorganização da Unidade Sentinela Covid-19

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir da segunda-feira (04/10) a Unidade Sentinela Covid-19 será reaberta em novo local para atendimento de pessoas com síndromes gripais.

A Unidade Sentinela estará localizada na Rua Dr. Edgardo Pereira Velho, nº 436, e atenderá, exclusivamente, pessoas com síndromes respiratórias, fazendo a integração direta com a Atenção Primária em Saúde e o Hospital Municipal de São José do Norte. O horário de funcionamento da Unidade será das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A unidade tem o objetivo de centralizar os atendimentos relacionados ao COVID-19 e contará com recepção, acolhimento, sala de espera, consultório médico e sala de coletas, fazendo com que as Unidades de Saúde e o Hospital Municipal deixem de ser a referência para as síndromes gripais durante seus horários de funcionamento.

De acordo com o Secretário da SMS, Lucas Penteado, “essa reorganização que estamos promovendo visa diminuir o fluxo de pacientes de síndromes respiratórias nas unidades básicas de saúde, bem como facilitar ainda mais o acesso à testagem; também aproximaremos da realização do teste a orientação e encaminhamento ao isolamento. Ambas condutas condizem com padrões de qualidade preconizados no combate ao coronavírus”.

O acesso aos testes será facilitado: qualquer pessoa com sintomas gripais poderá se dirigir à Unidade Sentinela e acessar a testagem para diagnóstico de infecção por coronavírus; não será necessário qualquer encaminhamento, basta a presença do cidadão com sintomas gripais para a coleta e encaminhamento ao isolamento.