Cerimônia reuniu 28 formandos do curso nível 1, requisito obrigatório para embarque
Nesta terça-feira (17/09), São José do Norte sediou a formatura de 28 pescadores no Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1). A solenidade ocorreu na sede da Colônia Z2 e consolidou mais um avanço na qualificação da categoria.
O curso foi promovido pela Marinha do Brasil, Colônia Z2 e 5º Distrito Naval, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap). O certificado entregue aos formandos é requisito legal para que o pescador possa embarcar e exercer sua atividade de forma regularizada.
O Conselho Municipal de Produção destinou recursos para viabilizar a formação e garantir a oportunidade de capacitação e valorização do setor pesqueiro, considerado estratégico para a economia local.
A oradora da turma foi Franciane Caminha Fernandes.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Neromar Guimarães, a secretária da Smap, Caroline Pinheiro, a secretária-geral de Governo, Richelle Matta, o presidente do Legislativo Nortense, Josué Machado, o presidente do Conselho Municipal de Produção, Fábio Martins, instrutores do curso, assessores parlamentares e a diretoria da Colônia Z2. Também participaram o chefe do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Primeiro-Tenente (RM2-T) Adriana Guimarães Antunes, o capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Gutemberg da Silva Ferreira, e o presidente da Colônia de Pescadores de São José do Norte, Irandi da Silveira Rodrigues.
O prefeito destacou a importância da parceria que possibilitou a realização do curso e parabenizou os formandos pela determinação em busca de melhores condições de vida.