28/07/2021 Sec. Mun. da Saúde

SMS alerta para a importância da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Enquanto a vacinação por idades avança e é comemorada por muitos, há pessoas que ainda não compareceram para a aplicação da 2ª dose. Diante disso, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a população sobre a importância de tomar a 2ª dose, como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra a Covid-19.

Tomar apenas uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da 2ª dose. Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade contra a doença após 14 dias da única dose, as demais (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) precisam de uma 2ª dose. Portanto, é necessário que se realize as duas aplicações para que o esquema vacinal esteja completo. Além de aumentar a proteção, a 2ª dose prolonga essa cobertura e isso é comprovado cientificamente.

Para quem perdeu o prazo para da 2ª dose, ainda é possível receber o reforço. Mesmo fora da data prevista, é fundamental que a pessoa procure completar a imunização o quanto antes. Quanto mais demorar, a proteção pode estar fragilizada. Portanto, é muito importante se imunizar por completo!

Em caso de dúvidas sobre 2ª dose, pode ser feito contato com Coordenação da Vigilância Epidemiológica nos telefones 3238-4504 e 3238-4517 ou ainda pelo WhatsApp da SMS, no 3238-4500.