O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realizou a abertura do ano letivo, na segunda-feira (18), no auditório da Escola João de Deus Colares.
O evento contou com a participação da prefeita, professora Fabiany Zogbi Roig, e foi diferenciado este ano, aconteceu no turno da manhã para os professores de anos finais e educaçao infantil e a tarde para os professores de anos iniciais, educação inclusiva e gestores. A equipe da Smec organizou uma cerimônia breve, onde a titular da Secretaria da Smec, Letiele Jardim, expôs a preocupação da equipe pedagógica da secretaria com Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, que apesar de estar em crescimento nos últimos anos, ainda precisa continuar melhorando a fim de alcançar a meta para o Estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido toda a equipe da secretaria de educação reafirmou o compromisso juntamente com os docentes na constante busca pelo aperfeiçoamento da educação ofertada pelo município.
A biblioteca pública também teve um espaço para divulgação e conto. A bibliotecária, Marilisa Neves, falou sobre a biblioteca e deixou aberto para parcerias com as escolas, assim como, apresentou o conto “O menino que aprendeu a ver”, com o objetivo de enfatizar a importância do professor na vida dos estudantes em sua trajetória pela alfabetização.
Logo após o coffe break, os professores foram organizados em pequenos grupos de acordo com sua área de atuação direcionados para as salas de aula onde tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas cujo objetivo foi promover atividades que os professores poderão aplicar em sala de aula. Todos os oficineiros que participaram no evento são professores da rede municipal de Rio Grande e/ou da FURG e aceitaram o convite de forma voluntária.
Assim foi a abertura do ano letivo de 2019. A proposta do evento foi alcançada – acolher os profissionais da educação, promover um momento de interação entre os educadores e motivá-los a desenvolverem mais atividades práticas em sala de aula. A semeadura de bons frutos e, principalmente, a motivação são essenciais para que possamos garantir a oferta de uma educação pública de qualidade.