Já são mais de duas décadas de dedicação à comunidade nortense, com foco no fortalecimento de vínculos e promoção da cidadania
Nesta quinta-feira, dia 17 de abril, o Projeto Semente da Esperança comemora 24 anos de dedicação e compromisso social, sendo uma importante referência no atendimento de crianças, adolescentes e idosos no município de São José do Norte. O projeto executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (SMASCIM), reforçando diariamente seu papel na promoção da cidadania e do desenvolvimento humano.
Fundado em 17 de abril de 2001, o Semente da Esperança surgiu com o objetivo de oferecer apoio psicossocial a seus participantes, por meio de atividades culturais, físico-recreativas, artesanais, esportivas e de lazer. A proposta busca contribuir para o fortalecimento da autoestima, da socialização e da qualidade de vida da comunidade nortense.
Com sede no bairro Comendador Carlos Santos e um núcleo no bairro Tamandaré, o projeto atende atualmente 365 participantes, entre crianças, adolescentes e idosos, que participam semanalmente de oficinas diversas. Além das atividades regulares, o projeto promove ações especiais em datas comemorativas, sempre com o oferecimento de lanches durante as oficinas, garantindo acolhimento e cuidado em todos os detalhes.
A equipe que conduz o trabalho é formada por 16 colaboradores, sendo uma coordenadora, três serventes e 12 monitores que se dedicam com carinho e profissionalismo à condução das atividades.
A realização do Semente da Esperança é possível graças ao esforço conjunto de múltiplos parceiros, entre eles: Associação Educacional Dom Frederico Didonet (entidade mantenedora); Prefeitura Municipal de São José do Norte; Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (SMASCIM); Rede Socioassistencial; Conselhos Municipais; Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC); Mitra Diocesana do Rio Grande; Mesa Brasil; EBR – Estaleiros do Brasil; Meios de comunicação locais, entre outros.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Alessandra Souza, celebrou a data: “Comemoramos com grande orgulho os 24 anos do Projeto Semente da Esperança, que ao longo de mais de duas décadas tem promovido o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a formação e o bem-estar de muitas crianças, adolescentes e pessoas idosas da nossa cidade.”