17/06/2021 Sec. da Educação e Cultura

Smec participa de curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal (GEM)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Smec, através da servidora, Professora Raquel Wolter, do Setor de Projetos, participa do "Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal".

O curso surgiu de uma demanda recorrente de dirigentes municipais de educação e tem como proposta abordar conhecimentos precisos, objetivos e oficiais sobre Gestão de Educação Municipal. Existe, na função do dirigente municipal e dos técnicos das Secretarias de Educação, uma responsabilidade sobre vidas e o volume de recursos sob os seus cuidados exige conhecimentos mais específicos e que sejam transmitidos de maneira mais objetiva.

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal (GEM) é uma parceria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem a intenção de auxiliar nas reflexões sobre os processos realizados na gestão municipal, sendo dividido em quatro partes: a liderança e a gestão educacional; o sistema municipal de ensino e os principais marcos legais; a estrutura da secretaria municipal de educação e as práticas pedagógicas; a administração e a gestão dos recursos financeiros.

O curso será totalmente on-line e gratuito, com carga horária de 180h, o qual tem como expectativa atender a 450 cursistas, entre dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação de todo Brasil.