23/07/2018

Smascim, Emater e jovens do Passinho organizam a expansão do Projeto Rede

A expansão do Projeto Rede para o interior nortense foi tratada no dia 5 de julho, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim) e pela Emater/RS-Ascar,  com crianças e adolescentes que residem no Passinho, para definir e organizar as atividades que serão desenvolvidas.

No dia 31 de julho, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar vai realizar na localidade do Barranco uma gincana nas comunidades pesqueiras, com o apoio da Smascim e da Secretaria de Turismo e Promoções (SMTP). Nessa mesma data, também serão realizadas oficinas de dança e esporte, descentralizando a atuação do Projeto Rede. O propósito é levar entretenimento, por meio de atividades esportivas e culturais, a fim de tornar mais atrativa a permanência dos jovens em suas localidades, além de fomentar a manutenção das atividades econômicas características do Setor Primário.

Expandindo o Rede

A proposta de expansão das atividades para o interior do município foi uma das 39 selecionadas entre as 303 apresentadas por Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) de todo o país. O respectivo plano de ação foi contemplado no Edital de apoio aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) 2017 e sua execução será viabilizada com recursos provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. – que serão repassados ao Comdedica, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A iniciativa de captar recursos para expandir a atuação do Rede partiu do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica). O Plano de Ação foi redigido por servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e aprovado pelo Comdedica, para posterior inscrição conforme previsto no Edital da Fundação Itaú Social.

Logo, novas modalidades de oficinas serão implementadas e o trabalho de acompanhamento psicossocial individual e coletivo será realizado de forma mais intensa e sistematizada, sendo estendido a todos os participantes do Projeto, de modo intensificado nas famílias em que há demanda de violência.

A nova proposta inclui o atendimento psicossocial aos casos de violações de direitos a crianças e adolescentes e a continuidade do atendimento prestado aos demais que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que realizam as oficinas de Dança e Esporte.

Definida com base nas sugestões dos jovens, a programação inclui oficinas de Musicalização, de Iniciação Digital, de Dança e de Esporte; atividades em grupos com crianças, adolescentes e famílias no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); ações sociais comemorativas e ações de promoção de empoderamento e apropriação da cultura local, com passeios a localidades nortenses e passeios interurbanos, visando ao fortalecimento de vínculos comunitários.

Esta nova etapa visa o atendimento psicossocial de crianças e adolescentes vítimas das diversas violações de direitos e suas famílias; Fortalecimento da função protetiva da família, bem como o desenvolvimento da autoestima e do protagonismo infanto-juvenil; Potencialização de capacidades; Oferta de possibilidades de ressignificação das situações de violação; Ampliação das ofertas no atendimento às Medidas Socioeducativas; Redução da reincidência de atos infracionais; Orientação na formação de projetos de vida dos adolescentes; Aumento na reinserção escolar dos casos em evasão; Preparação para a inserção no mercado de trabalho formal; Fortalecimento dos vínculos comunitários através das atividades desportivas e culturais.