Evento da Smec reúne profissionais da educação e da rede de proteção nos dias 16 e 17 de outubro, no Polo Universitário
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realiza, nos dias 16 e 17 de outubro, o Workshop Violência Digital: por que a internet se tornou um terreno tão perigoso?, voltado à formação e ao diálogo sobre temas que envolvem o uso da internet, a proteção da infância e a responsabilidade educacional diante dos novos desafios digitais.
O evento ocorre no Polo Universitário e tem como público-alvo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, monitores de educação inclusiva, auxiliares de educação infantil e profissionais da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente do município.
As palestras serão ministradas pela Dra. Raquel Sarmento, advogada e especialista em Direito da Família e Violência Doméstica, que abordará de forma técnica e acessível as principais questões sobre violência digital, abusos e responsabilidade social.
O Workshop contará com uma programação distribuída em dois dias que irão comtemplar diferentes públicos da rede municipal de ensino e da rede de proteção. Na quinta-feira (16), pela manhã, participam os professores da Educação Infantil, os monitores de educação inclusiva e os auxiliares de educação infantil. À tarde, o encontro será voltado aos professores dos Anos Iniciais e monitores de educação inclusiva. Já no dia 17 de outubro (sexta-feira), pela manhã, participam os professores dos Anos Finais, e, no turno da tarde, as equipes diretivas e os profissionais da Rede de Proteção aos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Entre os temas abordados estão A infância sob ameaça, que trata das formas e fases do abuso, do comportamento da criança após a violência, do perfil abusador e das formas como a criança expressa o abuso em atividades escolares; Violência digital, que aborda discursos de ódio, cyberbullying, estupro virtual e o aumento dos casos de suicídios entre crianças e adolescentes; e Amizades tóxicas, que propõe uma reflexão sobre as diversas manifestações do bullying e suas consequências.
Encerrando a programação, a palestra Justiça + Educação: a equação que dá certo discutirá a responsabilidade civil das escolas perante os alunos e seus responsáveis, para evidenciar a importância da atuação conjunta entre o sistema educacional e o jurídico na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A Smec explica que a iniciativa visa ampliar o conhecimento e fortalecer o papel da educação na prevenção e no enfrentamento da violência, especialmente em um contexto em que os ambientes virtuais se tornaram parte essencial da vida das crianças e adolescentes.