14/06/2024 Sec. da Agricultura e Pesca

SMAP participa do Fórum de Agricultura Familiar da região sul do RS e de visita técnica em produção orgânica

Na última terça-feira, 11 de junho, ocorreu no auditório da Embrapa Clima Temperado em Pelotas/RS, o Fórum da Agricultura Familiar da zona sul. O evento visou a formalização de políticas territoriais para a elaboração de políticas públicas que enfrentem os efeitos negativos das enchentes na região sul e no estado do Rio Grande do Sul como um todo.

Participaram do evento, representando o setor primário de São José do Norte, o secretário Umberto Pinheiro e o Eng. Agr. Fábio Martins, da SMAP; o Diretor Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon; o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Zé Nunes; o Gerente Regional da Emater RS, Ronaldo Maciel; o coordenador geral do Fórum de Agricultura Familiar, Mauro Nolasco; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Bernardes; o representante dos secretários de Agricultura da Azonasul, Bercílio Silva; além de representantes de sindicatos, cooperativas e outras instituições.

Foi decidido realizar um seminário para a apresentação de propostas e projetos, visando obter recursos de órgãos públicos e privados para a implementação imediata das ações, ainda no segundo semestre de 2024.

À tarde, os representantes da SMAP participaram de uma visita técnica aos cultivos de batata orgânica da Embrapa, na estação experimental da Cascata. Durante a visita, os pesquisadores apresentaram diversas cultivares produtivas e adaptadas à região sul, destacando seu excelente desempenho.

_________________________________________________________________________________

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte