Os levantamentos tiveram sua primeira etapa em abril, a segunda em junho e a terceira atualmente em outubro de 2023, com mais três previstas. Finalizando a publicação no final de 2024.
Foi realizada nos dias 16 a 19 de outubro de 2023 mais uma coleta de dados objetivando o levantamento de solos e o zoneamento edafoclimático de culturas do município de São José do Norte/RS para edição de Livro com apoio da Prefeitura Municipal, através da SMAP, com a colaboração técnica do Engenheiro Agrônomo Fábio Corrêa Martins.
No livro serão apresentados os resultados obtidos no estudo dos solos e edafoclimático de SJdo Norte pelos técnicos: Dr. José Maria Filippini Alba da Embrapa Clima Temperado, Prof. Dr. Pablo Miguel, os Engenheiros agrônomos Stefan Nachtigall e Jeferson Leidemer da UFPEL, patrocinado pelo Ministério da Cidadania, incluindo a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, Departamento de Estruturação de Equipamentos Públicos para Promoção da Alimentação Saudável e Coordenação Geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana, e executado pela Embrapa Clima Temperado, em colaboração com o Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas.
Os levantamentos tiveram sua primeira etapa em abril, a segunda em junho e a terceira atualmente em outubro de 2023, com mais três previstas. Finalizando a publicação no final de 2024.
O objetivo global do trabalho é elaborar e publicar o levantamento do solo conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e o zoneamento edafoclimático de culturas, para auxiliar o ordenamento territorial rural e à formulação de políticas públicas, visando estimular a competitividade, a sustentabilidade o agronegócio e o desenvolvimento econômico e social do município de São José do Norte.
De acordo com o Secretário Josué Machado o trabalho contribuirá para estruturar a base cartográfica, identificando e classificando o solo municipal e desenvolver o zoneamento edafoclimático para as nossas principais culturas econômicas.