23/08/2018

SJN bem representado no Encontro Gaúcho da Psicologia

São José do Norte foi muito bem representado no primeiro Encontro Gaúcho da Psicologia, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.

As coordenadoras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Projeto Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura em conjunto com o Itaú Social, apresentaram o trabalho intitulado Projeto Rede: Intervenções via Psicologia Social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco social e violação de direitos em SJN-RS.

Para as duas psicólogas, que atuam nos serviços vinculados à Secretaria de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), foi “muito gratificante apresentar um trabalho que fala da nossa práxis, nossa maior dedicação e envolvimento do momento, e do nosso orgulho de fazer parte disso”.

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Atalaia), da Secretaria de Saúde (SMS), também participou do evento, representando a Secretaria de Saúde (SMS), com um pôster que apresentou a pesquisa sobre endemia mental que está sendo desenvolvida no município.

Essas apresentações situam o trabalho técnico que vem sendo feito pela Smascim e pela SMS para além das fronteiras locais e posicionam São José do Norte na rota científica de estudos e pesquisas no campo da Psicologia. De forma recompensadora, a experiência ainda oportunizou que os servidores pudessem mostrar – e perceber – a importância que o Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) atribui ao Projeto Rede – que é visto como uma ação de extrema importância para os públicos atendidos e às pesquisas e ações do Caps – essenciais para orientar as novas diretrizes do trabalho.

A programação do evento ainda contou com conferências e 17 mesas temáticas com convidadas/os. Com o objetivo de proporcionar um espaço de debate sobre o exercício profissional, incluindo orientação técnica e ética, além de fórum de psicólogas/os trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (Suas), fórum de usuários de serviços, do encontro histórico do movimento estudantil da Psicologia e de apresentações artísticas e culturais.