Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
30/09/2021 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Setembro Amarelo 🎗️ | SMS debate prevenção ao suicídio em roda de conversa realizada no Hospital Municipal

Setembro Amarelo 🎗️ | SMS debate prevenção ao suicídio em roda de conversa realizada no Hospital Municipal

Na quinta-feira (23/09), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) organizou uma roda de conversa no Hospital Municipal para tratar sobre o suicídio, com ênfase no suicídio de profissionais da saúde. Um bate papo aberto, trocando informações e experiências com intuito de fortalecer a valorização da vida e prevenir o suicídio. 

Participaram e coordenaram a roda de conversa, a psicóloga e diretora de gestão hospital da SMS, Naliane Moraes e o clínico geral, Lucas Alcântara.  

No Brasil são mais de 13 mil suicídios por ano. A cada 40 segundos, estima-se que uma pessoa cometa suicídio no mundo. Aproximadamente um milhão de casos são registrados anualmente no planeta. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) juntamente com o Conselho Federal de Medicina, instituíram no país a campanha Setembro Amarelo cuja temática tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade da prática do suicídio no Brasil e no mundo. 

Para a psicóloga e diretora, Naliane Moraes, "falar sobre o suicídio entre os profissionais da saúde é muito importante, pois com a pandemia da Covoivd-19 o adoecimento mental neste grupo aumentou consideravelmente. Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente vem enfrentando momentos de exaustão física e emocional e cada vez mais precisando de suporte psicológico. Afinal, quem cuida do cuidador? Essa roda de conversa foi realizada pensando em proporcionar um momento de cuidado aos profissionais que cuidam de nós."

De acordo com o titular da SMS, Lucas Penteado, “abordar o tema do suicídio, tanto de forma geral, quanto com relação aos profissionais de saúde, é importante para que possamos fortalecer dois dos pilares do SUS: a prevenção e a promoção da saúde. O tema do suicídio não pode ser tabu para a rede de saúde; os profissionais de saúde estão sob uma pressão inédita diante de todos os eventos advindos da pandemia, e a saúde mental muitas vezes é comprometida. Promover a saúde dos profissionais da área é vital para a manutenção do SUS”.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé