O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o IBSaúde, promoveu, na última semana, no Auditório do Ministério Público, a capacitação para os servidores da saúde sobre o novo sistema de informatização, o qual irá integrar todos os serviços de saúde e proporcionar melhoras e redução de custos.
O evento consistiu em apresentar aos servidores o funcionamento do sistema Gestão Municipal de Saúde (Gmus), o qual visa à modernização do atendimento e possibilita um controle maior das atividades como o fornecimento de medicamentos, agendamentos, registro de consultas, entre outros.
O sistema possui o módulo de prontuário eletrônico, que permite que todos os registros de todos os atendimentos do paciente, estejam em um único prontuário que pode ser acessado pelo profissional médico. Desta forma as informações de consultas, exames, diagnósticos e tratamentos estarão integradas, o que permitirá uma visão integral da situação de saúde do usuário do SUS.
Esta integração evitará a realização de solicitações em duplicidade. Por exemplo, o paciente consulta no hospital que realiza um exame de sangue e, dias depois, vai na sua unidade de saúde e o médico poderá ver o resultado deste exame, evitando nova solicitação.
Ainda, os encaminhamentos para consultas e exames especializados, atualmente, são enviados pelas unidades para o setor de regulação via malote. Com o sistema, não será necessário, pois, automaticamente, será enviado para a regulação, diminuindo o gasto com papel e impressões. Além disso, facilitará os controles gerencias da SMS que proporcionará um melhor planejamento das compras e de melhorias dos serviços. Cada serviço de saúde utilizado, cada benefício usufruído por cada cidadão ficará registrado.
Outro benefício deste sistema é o módulo disponibilizado para os Agentes Comunitários de Saúde, que receberão tablets e poderão registrar suas visitas, comprovando, inclusive, que estiveram em uma determinada residência. Estas funções trarão mais segurança e qualidade para os usuários e para os trabalhadores do SUS.
O Executivo Municipal, por meio da SMS, tem trabalhado para ampliar o acesso aos serviços de saúde e a modernização proporcionada pelo sistema de informatização Gmus trará agilidade e qualificação, explicou a titular da SMS, Roberta Paganini Ribeiro.