Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
26/05/2023 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Servidores da Secretaria da Saúde participam de eventos de capacitação

A fim de se capacitarem, os servidores estiveram participando de dois eventos promovidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

Nos últimos dias 24 e 25 de maio, no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram participando de dois eventos promovidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), a fim de se capacitarem.

O primeiro evento, ocorrido no dia 24, teve como programação principal o tema “o processo de investigação de óbitos relacionados ao trabalho”. A SES e a SMS têm investido melhoramento dos processos de trabalho das Vigilâncias em saúde do trabalhador, visando fortalecer a VISAT, para que o Município desempenhe papel de incentivar e monitorar a realização da prevenção no âmbito do trabalho.

O segundo evento, ocorrido no dia 25, teve como programação “estratégias para o reconhecimento das intoxicações por agrotóxicos e medidas para a redução dos riscos associados a essas substâncias”. O evento é parte de uma iniciativa da SES/RS, que conta com a adesão e participação da SMS de São José do Norte, na formação da Vigilância das populações expostas aos agrotóxicos (VSPEA). O trabalho tem sido pioneiro e São José do Norte é um dos municípios escolhidos para a atuação dessa Vigilância, com vistas à implementação de processos de trabalho que objetivam a capacitação da rede municipal de saúde para a observação, monitoramento e melhor atendimento à população exposta aos agrotóxicos.

Segundo o Secretário da Saúde, Lucas Penteado, “estamos permanentemente investindo em fortalecimento do serviço público, construindo uma rede de saúde cada vez mais forte e capacitada à atuação em favor da promoção da saúde e prevenção dos agravos, que é o objetivo principal do SUS, para além da concepção de tratamento da doença. Esperamos poder entregar à comunidade um serviço de saúde cada vez mais qualificado e pronto à responder às necessidades locais, bem como às que surgem em decorrência das modernizações dos processos sociais.”

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé