23/08/2018

São José do Norte foi sede da apresentação Pública Plano de Bacia Litoral Médio

Na sexta-feira (16), ocorreu a apresentação pública do Plano da Bacia do Litoral Médio. O evento foi no Plenário da Câmara de Vereadores e foi organizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e contou com a participação da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

O Plano usa uma metodologia participativa e fez um diagnóstico dos dados secundários considerando o meio físico e socioeconômico dos municípios que envolvem a bacia hidrográfica e a avaliação qualiquantitativa da disponibilidade hídrica.

A Bacia Hidrográfica do Litoral Médio está localizada a leste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas de 29°51' a 32°11' de latitude Sul e 50°15' a 52°05' de longitude Oeste. Compreende as áreas do entorno da Laguna dos Patos, sendo formada por diversas lagoas às quais algumas destas lagoas estão interligadas. O principal uso de sua água é para a irrigação de lavouras de arroz, apresentando um grau de urbanização e densidade demográfica baixa.

A fragilidade para manutenção da água doce na bacia é grande, pela influência oceânica, podendo acarretar problemas de restrição de uso pela intrusão salina através da Laguna dos Patos.

Abrange a província geomorfológica Planície Costeira e possui área de 6.108,03 km², envolvendo os municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, Tavares, Tramandaí e Viamão. (informações: http://www.comitelitoralmedio.com.br)