A Rota dos Patrimônios - 100% Natureza foi lançada no dia 5 de dezembro e visa alavancar o turismo nortense e de municípios da região Sul
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o município do Rio Grande sediou o II Seminário de Turismo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande, Eixo Turismo da Governança Empreendedora e Sebrae RS. Entre as atividades propostas, ocorreu o lançamento da Rota dos Patrimônios - 100% Natureza, ação que busca dar ênfase e alavancar o turismo nos municípios da região Sul, os quais integram o roteiro turístico da Costa Doce.
Representaram São José do Norte, a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, os secretários Municipais de Turismo e Promoções, Claiton Irevi Ramos Coelho, e o do Meio Ambiente, Danúbio Roig, a Padaria Nortense, Dom Antônio, Gibon Turismo e Navegação, e Laguna Sul Serviços e Turismo.
A Rota dos Patrimônios - 100% Natureza é composta por quatro Unidades de Conservação: Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste, Área de Proteção Ambiental dos Botos da Lagoa dos Patos e Estação Ecológica do Taim.
Estão envolvidas neste novo produto turístico as agências/operadoras de Turismo Receptivo Lagoas Expedições, Laguna Sul e Minéia Turismo. Elas integram o Projeto Costa Doce Natureza, do Sebrae/RS. A iniciativa conta ainda com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande (CDL) e o apoio técnico da ONG KAOSA.
A rota trabalha o conceito do pós-luxo, cujo objetivo é valorizar produtos e serviços locais que sejam únicos, genuínos e especiais. A ideia de pós-luxo surgiu para satisfazer as pessoas ávidas por produtos ou serviços diferenciados, mas que sabem reconhecer o real valor das vivências e dos momentos, explicam os idealizadores.
A Rota dos Patrimônios - Natureza 100% é um conjunto de Unidades de Conservação com uma excelente opção de cenário para ser fotografado para quem quer explorar a viagem com a família, para quem busca a exclusividade e o contato direto com natureza ou aventuras e experiências com amigos. Trata-se de destino eclético, completam os responsáveis pelo produto.