Confira as informações.
A Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, neste sábado, 15 de abril, haverá Dia D de vacinação bivalente contra a Covid-19. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, pessoas com comorbidades acima de 12 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) poderão receber a dose da vacina para garantir a proteção contra as variantes Ômicron, BA1, BA4 e BA5.
O Dia D ocorrerá no Posto Central, localizado na Rua Marechal Floriano nº 305, das 13h30 às 17h30min.
Atenção: para receber a vacina Covid-19 Bivalente, é necessário ter completado, no mínimo, o esquema primário, composto por duas doses (1° e 2° dose) e ter o intervalo de 4 meses a partir da última dose realizada. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pai/mãe ou responsável.
Documentos: Carteirinha de vacinação, documento de identificação (RG ou Cert. de Nasc.) + Cartão do SUS ou CPF. Gestantes apresentar cartão da gestante/pré-natal ou documento que ateste a condição. Pessoas de 12 a 17 anos, devem estar acompanhados de responsável e, no caso de imunocomprometidas ou com comorbidades, devem apresentar laudo de comprovação de estado de saúde. Pessoas de 18 anos ou mais não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.
O Ministério da Saúde classifica como pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão as transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; as que vivem com HIV; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de Prednisona ou equivalente por um período ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; as com imunodeficiência primária; as com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e as pessoas com neoplasia hematológicas.
São consideradas comorbidades para a receber a bivalente: arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, diabetes mellitus, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, doença hepática crônica, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, eumopatias crônicas graves, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, síndromes coronarianas, síndrome de down e outras síndromes genéticas e valvopatias.
Mais informações podem ser obtidas com a SMS, via telefone ou WhatsApp, no (053) 3238-4500.