Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
08/05/2019
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe

Doses foram disponíveis em todas as ESF e no Posto Central - Fique atento, a campanha para os grupos prioritários continua até dia 31 de maio

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalhou no Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, no último sábado (4). Uma parte expressiva da população nortense aderiu à campanha e compareceu as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Posto Central para tomar a vacina. No Posto Central e ESF João Landell ocorreu também a atualização das carteiras de vacinação.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da SMS, o principal objetivo da Campanha é alcançar as metas de imunização para os grupos prioritários e doentes crônicos (conforme lista do Ministério da Saúde), que deverão apresentar comprovante da patologia e também serão avaliados pelos profissionais da rede. A mobilização visa, ainda, conter o avanço da doença no inverno – quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias.

Prioridade

A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e abrange as gestantes (em qualquer idade gestacional) e as crianças a partir dos 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses, 29 dias), idosos, professores, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres em até 45 dias no pós parto), indígenas, população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, dos 6 anos aos 59 anos, com atestado da comprovação da doença, policiais militares, bombeiros, e agentes das forças armadas (apenas os funcionários da ativa).

As doses protegem contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A – causador da gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B. Vale destacar que, após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

Prevenção

É importante reforçar os cuidados para evitar o contágio. As principais medidas recomendadas são: lavar frequentemente as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas – que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas que apresentem sintomas da gripe.                                                                                                                                             

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.