18/03/2024 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Rodas de Conversa do Programa Capacita Mulher realizaram diversas ações no último mês

O Rodas de Conversa aborda temas voltados às mulheres de uma forma mais aberta e simples, com foco na valorização do público feminino.

No último mês, o Projeto Rodas de Conversa, do Programa Capacita Mulher, realizou uma série de ações voltadas ao desenvolvimento e valorização da mulher. Nos encontros, ocorridos no Centro Social de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher, foram abordados assuntos voltados ao Dia Internacional da Mulher, Micro Empreendedor Individual (MEI), direitos da pessoa idosa, Violência doméstica e Empoderamento feminino.

No dia 23 de fevereiro, ocorreu, durante o Rodas de Conversa, a conclusão da capacitação para duas turmas, oportunidade em que foi abordada a importância do MEI para as alunas do Programa Capacita Mulher. O momento contou com a presença da agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Solange Fraga.

Já, no dia 8 de março, o Rodas de Conversa foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A assistente social da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), Kelen Piccoli, conversou com as mulheres sobre o tema Violência doméstica e Empoderamento feminino.

Segundo a assistente social, 'o objetivo desse encontro foi proporcionar um espaço para o diálogo e debate sobre esse tema crucial, permitindo que as mulheres se fortaleçam mutuamente ao compartilhar e contribuir com suas histórias'. Além disso, o Rodas de Conversa visou promover o empoderamento feminino, oferecendo às participantes a oportunidade de adquirir conhecimento e se fortalecer em relação aos seus direitos em um ambiente seguro e acolhedor. No dia 15 de março, a assistente social da Alta Complexidade da Smascim, Micheli Perazzo, abordou o tema a Rede Socioassistencial para a promoção dos direitos da pessoa idosa.

De acordo com a técnica, 'o tema é de suma importância a ser tratado na comunidade, pois todos nós temos obrigação de zelar pelos direitos dos idosos e para isso precisamos ter conhecimento das principais violências que ameaçam a integridade da pessoa idosa, bem como os serviços que são ofertados pelas assistências sociais na prevenção, promoção e proteção integral quando esses direitos estão sendo ameaçados'.

Na ocasião, as alunas tiveram a oportunidade de relatar situações familiares e comunitárias que perpassam por essa problemática, enriquecendo ainda mais o debate e comprovando a necessidade da discussão do tema. Na continuidade do Programa, estão previstos para as próximas sextas-feiras os temas sobre saúde bucal e os reflexos para a saúde geral; A importância do cuidado com a saúde, com abordagem aos doenças comuns aos adultos e o fluxo dos serviços de saúde no município; Benefícios eventuais. No encerramento será tratada a temática sobre empreendedorismo e a importância do MEI, para as turmas em andamento.

As rodas de conversas abordam temas multissetoriais e ocorrem todas as sextas-feiras para as alunas do Centro Social de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher - Programa Capacita Mulher. A proposta do Rodas de Conversa é falar de forma mais aberta sobre assuntos pertinentes e de interesse das alunas do Centro Social de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher que integra o Programa Capacita Mulher, o qual visa uma verdadeira busca de conhecimento e sensibilização quanto ao autocuidado com a saúde.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte