Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
05/12/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Riqueza ambiental do estuário da Laguna dos Patos norteia capacitação de agentes de turismo

Na terça-feira (20), profissionais   das   agências de turismo receptivo  receberam, através da ONG Kaosa, capacitação sobre Botos, lobos e leões marinhos e toda a riqueza do ambiente do Estuário da Lagoa dos Patos.

O biólogo, Dr. Pedro Fruet, coordenou a capacitação que contou com a participação do secretário Municipal de Turismo e Promoções (SMTP), Irevi Coelho, equipe da SMTP, do secretário Municipal do Meio Ambiente, Danúbio Roig, das agências de turismo Receptivas, de Tavares (Lagoas Expedições), de São José do Norte (Laguna Sul), de Rio Grande (Minéia Turismo) e representantes da empresa Gibon Navegação. A ação faz parte do Projeto do Sebrae/RS Costa Doce Natureza, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e SMTP e foi acompanhada pelas consultoras do Sebrae, Rita Michelon e Roséli Azi Nascimento.

A capacitação iniciou com uma explanação sobre o meio ambiente em que estão inseridos esses mamíferos aquáticos. Em seguida, foi realizada a identificação dos diversos tipos de Pinípedes (leões e lobos marinhos) e cetáceos (botos e baleias) que habitam nosso ambiente. Na sequência, Fruet explanou, especificamente, sobre o monitoramento dos botos, que é realizado desde 1974, em uma faixa que vai do navio Altair até o final da praia do Mar Grosso, bem como dentro do canal e parte do Estuário. Habitam nesse espaço cerca de 90 botos que são residentes, se reproduzem nesse território e se relacionam com outros grupos oriundos do Uruguay e de outros estados Brasileiros.

 As agências de viagens estabeleceram uma parceria com a ONG Kaosa para receberem apoio técnico. Em troca, estarão sempre alertas para qualquer problema que possam identificar durante suas operações quando embarcadas com turistas no estuário.

Em breve, a ONG Kaosa irá realizar uma palestra aberta para toda a comunidade Nortense. A data ainda será divulgada.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.