Smec realizou a entrega do material às escolas municipais
Na semana passada, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Letiele Jardim, juntamente com a Coordenadora Pedagógica, Emilene Maio, estiveram na 18ª Coordenadoria Regional de Educação para receber oficialmente o Material Didático Complementar do Programa Estadual de Apoio a Alfabetização Alfabetiza Tchê. A Coordenadora da 18ª CRE, Luciana Dias e a Coordenadora Regional do Programa, Marcia Bernadete Braga, realizaram a entrega oficial dos kits destinados aos alunos e professores das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, representando a Seduc RS.
O programa Alfabetiza Tchê tem por objetivo a alfabetização de todos os estudantes do Rio Grande do Sul, na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano. O programa faz parte da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração proposta pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, cujo objetivo é combinar esforços da União, Estados e Municípios para o fortalecimento da alfabetização das crianças brasileiras.
O programa de apoio a alfabetização inclui ações estratégicas para o fortalecimento da formação de professores alfabetizadores, gestão pedagógica das escolas, acompanhamento e monitoramento dos indicadores de aprendizagem, avanço do desempenho nas avaliações externas, entre outros. Os kits do material didático complementar são compostos por livros do professor, livros do estudante de 1º e do 2º ano, cartazes e cadernos literários que contam com textos de autoria gaúcha, que contemplam a contexto cultural do estado e proporcionam maior aproximação do estudante com as características regionais do território do Rio Grande do Sul. Todo o material também foi produzido à luz do Referencial Curricular Gaúcho e a BNCC.
E no último dia 06 de março, a Smec então realizou a entrega do material às escolas municipais após reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, e em seguida, também realizou a entrega às escolas estaduais de São José do Norte, já que o Programa compreende todo o território do município.
Segundo a Secretária Letiele Jardim, o Programa é uma ferramenta importante de apoio ao trabalho dos professores do 1º e 2º anos e de avaliação do processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal de ensino, além de auxiliar muito no planejamento pedagógico da secretaria e das escolas em prol da garantia do direito que toda a criança tem, de ser alfabetizada na idade certa, para garantir sucesso na trajetória escolar.