Iniciou no sábado (20/07) a primeira etapa das castrações dos animais cadastrados no programa
O Executivo Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), informa que iniciou no sábado (20/07) a primeira etapa das castrações dos animais cadastrados no programa permanente de castração de cães e gatos e educação para guarda responsável.
Ocorreu um total de 17 cirurgias de castração, com o recurso que foi destinado do Conselho Municipal de Proteção e Desenvolvimento Sustentável (Comades). As castrações foram realizadas nos animais de pessoas que são baixa renda e possuem cadastro único.
Os cadastros foram somente para pessoas de baixa renda, mediante comprovação, portanto, conforme a Lei Municipal 854/2019 em seu Artigo 33, parágrafo 5° "os tutores de cães e gatos que possuem baixa renda e desejam castrar os animais devem estar inscritos no Cadastro Único e apresentar a folha resumo, atualizada, na data da inscrição”.
Segundo o titular da SMMA, Danúbio Roig, a ação de cuidar dos animais de rua e dos, tutelados por população de baixa renda demonstra a preocupação do Executivo Municipal com a causa animal e com a erradicação de pragas urbanas, causadas pela falta de políticas públicas planejadas e efetivas para tais demandas.