Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/04/2025 Gabinete do Prefeito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Prefeitos defendem mais investimentos e soluções práticas para os gargalos das gestões

Entre os principais pontos discutidos, a situação crítica da saúde foi o tema central

Sob a condução do presidente Ronaldo Madruga, prefeito de Pinheiro Machado, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizou na semana passada reunião no prédio da Alfândega, em Rio Grande, durante a programação da FestiMar. Com foco exclusivo na defesa dos interesses municipalistas, a nova gestão da entidade inicia sua atuação com o propósito de enfrentar os gargalos diários das administrações municipais, especialmente nas áreas de finanças, saúde, educação e habitação.

Entre os principais pontos discutidos, a situação crítica da saúde foi o tema central. Com mais de 70 mil pessoas aguardando consultas na zona sul, os prefeitos denunciaram a sobrecarga sobre as prefeituras, que vêm sendo obrigadas a arcar com a maior parte dos atendimentos sem o aporte necessário dos demais entes federados. Como encaminhamento, a Azonasul promoverá um workshop técnico para aprofundar o debate sobre resoluções da CIR (Comissão Intergestores Regional) e da CIBE (Comissão Intergestores Bipartite Estadual), que impactam diretamente na distribuição de recursos para os municípios.

Além disso, as prefeituras foram orientadas a realizar um diagnóstico local sobre a evasão escolar e a perda de alunos da rede pública, com o objetivo de subsidiar um pedido conjunto para uniformização das legislações municipais sobre o tema.

Outro encaminhamento aprovado por unanimidade foi a formulação de um documento regional, a ser liderado pela Azonasul, solicitando a imediata habilitação de novos serviços nos hospitais da região que possuem processos parados. 

O prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, também participou da reunião e reforçou a necessidade de ações concretas e mais céleres para os desafios enfrentados nos municípios. “Os prefeitos estão na linha de frente, lidando com os problemas reais da população todos os dias. Precisamos de mais investimentos e soluções práticas para superar os gargalos que prejudicam nossas gestões, principalmente nas áreas de saúde e educação”, afirmou Neromar.

Por fim, a prefeita anfitriã, Darlene Pereira, pediu que os prefeitos aprovassem a inclusão, em caráter prioritário, das obras do Lote 4 da BR-392 no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), destacando a relevância da infraestrutura para o escoamento da produção e integração regional. A unanimidade dos prefeitos apresentou apoio ao pleito.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé