As Rodas de Conversa ocorrem às sextas-feiras.
O Programa Capacita Mulher atua em São José do Norte com o foco na promoção da cidadania, objetivando a integração e a inserção na Rede Pública do município das mulheres nortenses e promovendo a valorização das mesmas. Com este propósito, o Programa está realizando Rodas de Conversa semanais, às sextas-feiras, sobre os mais variados temas como: cidadania, empreendedorismo, educação e saúde.
Na tarde desta sexta-feira, 06, haverá duas Rodas de Conversa: às 14h sobre Saúde Bucal e às 15h sobre Saúde Mental. As conversas iniciam às 14h para as alunas do curso, e durante a semana, elas são previamente avisadas sobre as temáticas que serão abordadas.
Estas atividades contam com a participação de profissionais da rede pública do município, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Saúde, Educação, Sala do Empreendedor e outros, e são realizadas no Centro Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher.
Até o momento, durante as Rodas de Conversa, foram realizados diálogos sobre noções de empreendedorismo, cidadania, violência doméstica e a rede social no município, promoção da saúde física, intelectual e emocional, saúde bucal entre outros.
Nos próximos encontros, temas como o reaproveitamento de alimentos, uso de cascas na alimentação saudável, interação medicamentosa, acesso a direitos fundamentais, serão abordados.
O Capacita Mulher é um Programa do Executivo Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conta também com a parceria da Sala do Empreendedor São José do Norte.
O Capacita atua com o objetivo de oferecer oportunidades de geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social, através de cursos de qualificação em corte e costura, bordado e operação de prensa térmica para sublimação. Assim, buscando o desenvolvimento da autossuficiência financeira e emocional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de qualificação, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial, além de palestras intersetoriais.
Para ter acesso ao Programa, as interessadas deverão procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na rua General Osório nº612, para a realização de cadastro e encaminhamento.