15/03/2023 Gabinete da Prefeita

Prefeita participa da Assembleia de Verão 2023 da Famurs

Mais de 400 prefeitos estiveram presentes no encontro

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, participou nesta semana, da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), maior evento municipalista do litoral gaúcho.

A Assembleia de Verão 2023, foi realizada na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá e teve como tema “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar", o evento reuniu gestores municipais de todo o RS, o governo do Estado, autoridades e parceiros para debater o futuro e desenvolvimento dos municípios gaúchos, medidas para melhorar a educação com investimentos em inovação e o lançamento do prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.

Sobre a relevância de participar da Assembleia, que reuniu mais de 400 gestores municipais, para discutir educação e inovação, a prefeita Fabiany disse: "A importância está na busca de informações sobre programas, recursos e questões que envolvem o municipalismo. Nesta edição o governador Eduardo Leite apresentou um novo decreto que regulamenta os convênios do Estado com os municípios, uma importante oportunidade de captação de recursos para investimento nos projetos realizados em São José do Norte".

O evento

O encontro teve na terça-feira (14), sua manhã reservada para a abertura oficial. Às 7h30 foi aberta a Feira dos Expositores, espaço que contou com a presença de mais de 30 empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços. Às 8h30 foi realizada a Cerimônia de Abertura, que contou com a presença de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, governo federal, além do governador do Estado Eduardo Leite.

Ainda na terça pela manhã, o governo do Estado realizou um painel para falar sobre a parceria com os municípios, apresentado pelo governador Eduardo Leite. A nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios foi apresentada pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Danielle Calazans, e pela secretária da Fazenda do RS, Priscilla Maria Santana. Ainda foi realizada a assinatura de um decreto da sistemática de acompanhamento dos convênios pelo governador e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

Outro painel abordou o tema desburocratização e digitalização, ministrado pela secretária Calazans. O painel apresentou pautas sobre o Tudo Fácil Empresa e a experiência de Novo Hamburgo com o serviço, com a presença do secretário-Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão RS, Bruno Silveira, e da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt. Ainda foi apresentado o RS Digital, ferramenta que oferece serviços públicos de forma online, pelo diretor-Geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hipárcio Stoffel.

Já na parte da tarde, o evento foi retomado com o painel sobre o Pacto Federativo e as pautas municipalistas, com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Inovação na gestão pública foi tema do painel apresentado pelo Sebrae e a Abrintel apresentou o Movimento Antene-se. Ainda na programação, foi realizado um painel sobre os desafios e responsabilidades do novo Marco Legal do Saneamento e outro sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico Nacional, a NFS-e.

À noite, prefeitos e autoridades foram recepcionados no tradicional Jantar dos Prefeitos, oportunidade em que foi lançada a 5ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, prêmio ao qual São José do Norte levou ano passado o troféu de 3º lugar da categoria Turismo com o
projeto “A Educação Patrimonial sob a ótica do turismo cultural em São José do Norte”.

Na quarta-feira (15), o primeiro painel do dia teve como tema o programa Primeira Infância Melhor. O vice-governador Gabriel Souza abordou aspectos da importância do cuidado nessa fase e a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, a parceria com os municípios.

Ainda na parte da manhã, o presidente da Emater/RS, Christian Lemos realizou um painel para falar sobre a importância socioeconômica da Agricultura Familiar nos municípios; a apresentação do Observatório do Movimento do Corpo da Pessoa Idosa nos municípios gaúchos; o lançamento do edital de premiação dos municípios que alcançaram resultados positivos no Índice de Governança Municipal (IGM); e o lançamento da pesquisa educacional e curso para gestores da educação municipal, em parceria com o Sesi.

Já a tarde de quarta-feira foi voltada para a inovação. O primeiro painel tratou da assinatura do Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com agenda de imersões em Smart Cities. O painel foi apresentado pelo diretor-superintendente do PTI, Eduardo Castanheira Garrido Alves, e pelo diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis de Almeida Galvão.

Na sequência, houve um painel sobre tecnologias e soluções do metaverso na gestão municipal, apresentado pela Meta4Chain, com o case da prefeitura de Panambi. Por fim, o evento encerrou com a apresentação dos vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas na categoria Ecossistemas de Inovação. Participaram do painel representantes das prefeituras de Lajeado, Santo Antônio da Patrulha e Gravataí.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de São José do Norte

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: @prefeiturasaojosedonorte