23/07/2018

Prefeita e presidente do IBSaúde avaliam gestão compartilhada do Hospital Municipal

Na manhã desta sexta-feira (6), a prefeita Fabiany Zogbi Roig esteve reunida com o presidente do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), José Eri de Medeiros, o diretor médico Luiz Antônio de Oliveira e o diretor contábil, Giancarlo Guimarães, para avaliar os resultados iniciais da gestão compartilhada do Hospital Municipal.

Durante o encontro, que também contou com a participação do secretário de Coordenação e Planejamento, Danúbio Roig, foram apresentados tópicos com as atividades e projetos já desenvolvidos nestes três primeiros meses de gestão.

Para a chefe do Executivo, a principal conquista até agora são: a realização de pequenas cirurgias de baixa complexidade em São José do Norte e a oferta de consultas com neurologista, ginecologista, cardiologista, dermatologista, proctologista e gastroenterologista. “Isso facilita muito a vida das pessoas, que já não precisam ir a Rio Grande para receber esse tipo de atendimento. São resultados como este que nos motivam a seguir lutando por melhorias em nosso sistema de saúde”, reforçou.

Como ações inovadoras e prioritárias, foram destacadas a implantação de programas terapêuticos para a Saúde Mental (como a horta, que foi feita junto com os pacientes) e o projeto de articulação, matriciamento e coordenação do cuidado ao usuário de álcool e drogas, que vem sendo desenvolvido junto às populações vulneráveis e pessoas em situação de rua.

Para qualificar a gestão do cuidado, em outra ponta, são realizadas ações de capacitação e qualificação em Educação Permanente para todas as áreas. Já com o objetivo de colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde e produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar, será oferecido um curso de formação que norteará o método de implantação da Política Nacional de Humanização (PNH). Essa atividade será voltada aos trabalhadores da rede assistencial, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), do Hospital, de movimentos sociais.