A Estratégia de Saúde da Família é o modelo de atenção prioritário para a atenção primária à saúde.
A partir do dia 14 de dezembro, o Posto Central terá uma de suas equipes funcionando nos moldes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com acompanhamento de agente comunitário de saúde também no bairro Centro.
A Estratégia de Saúde da Família é o modelo de atenção prioritário para a atenção primária à saúde, a qual visa promover a ampliação e a resolutividade de forma integrada e planejada.
Dentre os processos de trabalho da ESF está o cadastramento e vinculação de famílias e domicílios, acompanhamento das famílias cadastradas por agente comunitário de saúde, realização de grupos de educação em saúde, promoção de saúde e prevenção, além de ações de planejamento e acompanhamento longitudinal dos casos atendidos na unidade, sendo a reunião de equipe um espaço para elaboração de planos terapêuticos, buscando maior resolutividade para as necessidades das famílias atendidas.
Sendo assim, o Posto Central passará a ter em seu funcionamento o turno de Reunião de Equipe, nas quintas-feiras à tarde, da mesma forma que as demais unidades de saúde da família. Neste turno não haverá atendimento e as equipes realizarão além das atividades administrativas, também o planejamento das atividades da unidade, discussão de casos clínicos, capacitações e elaboração de planos terapêuticos. O atendimento no 3º turno permanece inalterado, tendo início às 17h, e ocorrendo de segunda à sexta-feira.
Cabe ressaltar que as áreas não cobertas por ESF (áreas da Unidade Móvel e Praia do Mar Grosso) continuarão a se atendidas normalmente no Posto Central, sem prejuízo, porém sem o acompanhamento de agente comunitário de saúde.