24/07/2018

Portal Oficial do Município é reativado após ciberataque

Foi reativado, na segunda-feira (23), o portal oficial da Prefeitura Municipal de São José do Norte www.saojosedonorte.rs.gov.br , o qual foi alvo de ataque cibernético ocorrido na noite da última quarta-feira (18). A ação dos hackers criptografou arquivos no servidor, impedindo a publicação e utilização de parte de seu conteúdo. Para voltar ao ar o site passou por análises e correções, técnicas e de conteúdo.

O Setor de Tecnologia da Informação (TI) do Município está providenciando a reativação, nos próximos dias, dos serviços de impressão contracheque online para os servidores municipais e também o Portal da Transparência, os quais permanecem indisponíveis até a completa reinstalação.

Outros arquivos, como editais, documentos de licitações, concursos e a legislação, que anteriormente estavam disponíveis na página estão sendo gradativamente reinseridos pela Assessoria de Comunicação e Imprensa do Gabinete da Prefeita.

Este foi o segundo ataque do tipo registrado este ano aos sistemas da Prefeitura Municipal. Em junho, os softwares internos de gestão foram alvo de código semelhante, que prejudicou por mais de três semanas o atendimento à comunidade, além de gerar grande retrabalho de reinserção de informações perdidas.

A Prefeita, Fabiany Zogbi Roig, como da outra vez, está encaminhando o Boletim de Ocorrência registrado na Policia Civil ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a fim de informar o ocorrido, o qual impacta diretamente no cumprimento à legislação vigente, de Transparência e Acesso à Informação Pública, controlada pelo TCE.