É previsto um prazo de duração de 10 anos, de 2024 a 2034 com revisões periódicas
O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural tem por objetivo fornecer subsídios para ordenar a elaboração e implantação de programas e projetos que busquem o desenvolvimento sócio econômico e ambiental sustentável do setor agropecuário e pesqueiro, incentivando o uso adequado da terra e dos recursos naturais de São José do Norte.
O PMDR será construído com parcerias entre as instituições ligadas ao setor produtivo, quais seja Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, o Conselho Municipal de Produção, Emater, Sindicatos, Associações e Cooperativas do Município.
É imprescindível o município ter seus interesses de desenvolvimento rural orientados, através de um plano, de sugerir mudanças e melhorias com o planejamento de ações de maneira criteriosa e embasadas em fatos que possam diagnosticar os problemas e as causas, e propor soluções desses problemas, consolidadas em projetos que tenham objetivos claros e diretrizes que tragam o desenvolvimento das potencialidades existentes.
Segundo o Secretário de Agricultura Josué Machado, o objetivo desse plano é propor ações que tragam garantia de renda e qualidade de vida aos produtores e pescadores do município, bem como, a garantia de mercado da produção, fortalecendo assim o setor primário.
É previsto um prazo de duração de 10 anos, de 2024 a 2034 com revisões periódicas, para ser realizado na íntegra, visando desenvolver o meio rural do Município e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, fixando a família no campo.
Portanto, o PMDR refere-se a um conjunto de ações articuladas entre si e dirigidas conscientemente por diversos atores sociais ligados ao meio rural e pesqueiro para produzir intervenções positivas na atual realidade e as reuniões para o diagnóstico estão agendadas de acordo com o calendário a seguir: