No dia 17 de abril, 12 produtores nortenses realizaram a 1ª Rodada de Negócios de Terneiros, evento que teve como objetivo aproximar criadores e compradores com a finalidade de realizarem bons negócios, ou seja, o criador pode mostrar a qualidade da sua produção e o comprador teve a oportunidade de conhecer o produto característico de São José do Norte. A iniciativa partiu do grupo que integra o Programa Juntos para Competir. Foram ofertados 18 lotes como 280 animais.
Para a rodada de negócios, o grupo produziu um catálogo com todos os lotes para apresentar as características e fotos dos animais aos possíveis compradores. Nele consta as características do animal e da produção nortense de terneiros.
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins, disse que a rodada foi um momento importante, pois atingiu o objetivo que era aproximar produtores e compradores para que fizessem negócios. Ressaltou ainda que o Juntos para Competir é um trabalho realizado há 10 anos com os produtores nortenses e que, neste período, os criadores qualificaram o rebanho de São José do Norte e melhoraram a gestão das propriedades.
“A partir de hoje, estamos cravando um marco sobre a questão da comercialização de pecuária de corte em São José do Norte pelo modelo da negociação”, considerou o gestor do Juntos para Competir Vinícius Pereira da Silva.
Esta é a primeira vez que os pecuaristas organizaram a apresentação da criação em catálogos com o objetivo de mostrar a qualidade do rebanho e da produção de terneiros de São José do Norte.
O grupo Juntos para Competir, bem como a 1ª Roda de Negócios de Terneiros, é uma parceria FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE e, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap).