Quais mudanças no cotidiano ocupacional podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da área de saúde? Para responder a esta questão, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) desenvolveu o projeto Acolher: promoção de saúde mental para as ESFs.
O principal objetivo é promover a saúde mental e prevenir o adoecimento psíquico, por meio do acolhimento às equipes que atuam nas unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF). Segundo a coordenadora do projeto e psicóloga do Nasf, Carolina França, “o projeto propõe a construção de um espaço coletivo e compartilhado de acolhimento, amparo e escuta dos profissionais da saúde”.
A ideia é aplicar a proposta em todas as unidades de São José do Norte com, no mínimo, dois encontros em cada ESF. Serão trabalhados diversos aspectos, como: autoconhecimento, autoestima / autoimagem e autonomia, a fim de desenvolver a valorização das potencialidades e capacidades dos sujeitos. Assim, o Nasf pretende ressignificar o trabalho em equipe e estimular a autonomia e o empoderamento dos profissionais no campo de trabalho, dialogando, ainda, sobre os diferentes papéis sociais e grupais.
Novas concepções de organização dos fluxos e processos de trabalho devem surgir a partir desses diálogos, indicando quais mudanças podem gerar a adaptação e a transformação – dos aspectos físicos às relações interpessoais – necessária à promoção de saúde e da qualidade de vida dos indivíduos que constituem esse contexto do trabalho.