A junção de esforços na batalha por melhoria dos serviços públicos em saúde marcou a cerimônia de inauguração oficial do Centro Municipal de Serviços de Saúde (CMSS), ocorrida na quinta-feira (17). Quem foi ao prédio para ser atendido ou participar da solenidade, foi recebido com mesa repleta de frutas e água saborizada, com o objetivo de relembrar, motivar e evidenciar os cuidados com a saúde.
O local abriga a SMS, a Farmácia Municipal; a recepção onde ocorre a entrega dos encaminhamentos; o Serviço Social da Saúde; a Coordenação da Atenção Básica; as Vigilâncias em Saúde; a Administração da SMS; e a Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação Pulmonar.
Participaram do ato a prefeita municipal, Fabiany Zogbi Roig, o vereador, Neromar Guimarães, a secretária Municipal da Saúde, Roberta Paganini Ribeiro, a diretora de saúde, Daniela Rodrigues, secretários e servidores municipais, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Rio Grande (CDL), Igor Klinger, o presidente da Colônia de Pescadores, Irandi Rodrigues, o diretor Clínico do Hospital Municipal, Adib Subhi Hasan Husein, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sônia Marilda Amaral e comunidade.
O prédio foi pensado para abrigar diversos serviços em saúde e para proporcionar melhores condições de uso tanto pelos pacientes, quanto pelos trabalhadores em saúde. E o objetivo foi bastante alcançado, explicou a secretária de saúde, ao ressaltar que na área da saúde sempre há muito o que fazer, mas com união de esforços e boa gestão, é possível realizar grandes transformações e essas melhorias refletem na qualidade do atendimento ao paciente e no ambiente de trabalho dos funcionário.
A preocupação em juntar os serviços de saúde teve como base a melhoria no atendimento ao usuário dos serviços públicos de saúde, a valorização e melhoria na qualidade e ambiente de trabalho dos profissionais, economia e integração e proximidade entre servidores para o melhor desempenho e agilidade dos serviços.
A diretora em saúde relatou que para dar início aos trabalhos nas novas instalações, os próprios funcionários, de forma voluntária, ajudaram a carregar e restaurar móveis e a confeccionar acessórios que criassem um ambiente mais acolhedor.
A prefeita destacou o esforço da atual gestão para obter resultados positivos com o uso de menos recursos. “A contenção de gastos mensais com aluguéis é de R$2 mil e ainda conseguimos concentrar quase todos os serviços em um só local, facilitando o acesso e proporcionando mais conforto para as pessoas que usam os serviços públicos de saúde. Precisamos fazer mais, mas este é um passo importante nessa caminhada. Isso caracteriza eficiência na gestão”, destacou a prefeita.
A solenidade encerrou com o descerramento da placa inaugural e com a visita da comunidade as instalações.
O funcionário, Paulo Roberto Bernardes da Silva, falou que o novo prédio melhorou o atendimento e destacou que as instalações estão melhores, com ar condicionado e acessibilidade e que essas melhorias o motiva, ainda mais, para o trabalho.
“Agora eu estou aqui, na beira do balcão. Melhorou 100%”, destacou o cadeirante, Algemiro Lopes.
O endereço do Centro Municipal de Serviços de Saúde é Rua Almirante Tamandaré, 337 (na rua da fila de caminhões para a balsa).
O objetivo ao englobar vários serviços de saúde em um só local além de proporcionar mais conforto e qualidade aos atendidos, é também diminuir gastos com aluguéis, combustível, material de expediente, telefone, entre outros. Assim como dar mais celeridade aos processos que tramitam dentro dos diferentes setores da SMS.