19/04/2024 Sec. da Educação e Cultura

Nova Nomenclatura para o 19 de Abril: Um Chamado à Reflexão e Respeito aos Povos Indígenas

Nesta data de grande significado para a sociedade brasileira, uma comunidade enraizada em sua origem e resistência, na incansável luta pela preservação da natureza, na defesa da cultura e dos direitos. Trata-se do 19 de abril, um momento de reflexão sobre a história e a realidade dos povos indígenas do Brasil.

Este dia não deve ser encarado apenas como uma celebração superficial, mas sim como uma oportunidade para compreendermos e valorizarmos a riqueza e a diversidade das culturas indígenas. É essencial entender o que fazer e, igualmente importante, o que não fazer nesta data tão significativa.

Não devemos cair na armadilha de mitificar a figura do indígena, transformando-o em um estereótipo exótico. Atividades como vestir crianças com cocares ou pintá-las podem ser consideradas desrespeitosas, pois cada etnia possui seus próprios rituais e momentos para utilizar esses adornos. A diversidade entre os povos indígenas é vasta e merece ser respeitada e compreendida.

É fundamental promover uma discussão genuína sobre a cultura indígena, utilizando recursos como fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. Devemos buscar conhecer e valorizar as tradições, os saberes e os fazeres desses povos, em vez de reduzi-los a clichês superficiais.

O reconhecimento da importância do dia 19 de abril é respaldado pela Lei 14.402/2022, que institui o Dia dos Povos Indígenas e revoga o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943. Em 2024, pela segunda vez, esta data é dedicada à celebração e à reflexão sobre os povos indígenas.

Carijós, Minuanos, Vieira Umbu, Charruas – culturas diversas que deixaram vestígios na região, datados de 11.000 a 12.000 anos atrás. É imprescindível lembrar que o racismo começa com a generalização. Como ressalta Edson Kayapó, historiador e professor doutor em Educação, é fundamental compreender a diversidade sociolinguística e cosmológica dos povos indígenas.

A mudança na nomenclatura para o 19 de abril é mais do que uma simples alteração de calendário. Ela representa um reconhecimento da identidade e dos direitos dos povos originários, elevando sua autoestima e posicionando-os como agentes políticos ativos em nossa sociedade.

A Ministra Sonia Guajajara destaca o papel fundamental dos povos indígenas na proteção da biodiversidade e na luta contra as mudanças climáticas. Em um mundo em crise, é urgente reconhecer e valorizar os conhecimentos tradicionais desses povos.

O Setor de Educação das Relações Étnico Raciais da SMEC de São José do Norte destaca a importância do Ministério dos Povos Indígenas e a necessidade de incluir essa temática no debate sócio-político e educacional, sem desconsiderar o contexto histórico.

Portanto, ao celebrarmos o 19 de abril, devemos fazê-lo com respeito, empatia e consciência da importância de reconhecer e valorizar as culturas indígenas. É hora de construirmos pontes de entendimento e solidariedade, em vez de perpetuarmos estereótipos e preconceitos do passado.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte