Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
11/09/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nasf realiza terceiro encontro de culinária no Capão do Meio

Na quarta-feira (29), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizou o terceiro encontro da Oficina de Ideias, na localidade do Capão do Meio. O evento contou com um espaço de orientações para higienização e armazenamento correto dos alimentos. O objetivo é levar informações sobre como tornar o alimento seguro e nutritivo para consumo. Também, foi executada uma proposta de receita de Risoto à Jardineira, o qual contém alto valor nutritivo. Todos os participantes aprovaram o prato culinário.

O grupo conta com a participação expressiva de moradores da localidade e tem realizado, de forma alegre e descontraída, trocas de experiências e conhecimentos, entre profissionais e comunidade.

Outros grupos de atividades, como o Mãe-me-Quer, Ginástica na Comunidade, Grupo de Fisioterapia: Dor Crônica, Orientando o Cuidador e Andar Amigo, também tem desenvolvido trabalhos nas Unidades de Saúde.

O grupo Oficina de ideias foi idealizado pelo Nasf com o objetivo de realizar educação alimentar e nutricional à população, por meio da elaboração e execução de receitas para refeições saudáveis.

O Nasf é uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada com as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Conta com assistente social, fisioterapeuta, educadora física, psicóloga, nutricionista e um coordenador administrativo.

A equipe realiza discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado com os profissionais da unidade tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos e grupos de atividades que amplia e qualifica as intervenções no processo de saúde dos usuários do SUS.

O grupo Oficina de ideias é conduzido pela nutricionista da equipe NASF, com apoio dos demais integrantes, da equipe do ambulatório do Capão de Meio e da comunidade, com o foco em aproveitamento integral dos alimentos. Para tanto, usa os recursos naturais disponíveis à população residente da localidade, sempre considerando os hábitos culturais e poder aquisitivo dos mesmos. O aproveitamento do alimento na sua totalidade, utilizando talos, cascas e folhas, enriquece a receita no que tange valor nutricional, além disso, traz economia de recursos financeiros e naturais.

Informações sobre os grupos e atividades podem ser obtidas nas Unidades de Saúde.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.