20/01/2023 Sec. da Educação e Cultura

Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais reúnem-se para votação da nova diretoria

Na manhã de quinta-feira, 19, os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) reuniram-se para a votação da nova diretoria. Os membros da diretoria terão dois anos de mandato e têm o papel de discutir outras pautas pertinentes ao conselho, como a elaboração do Plano Municipal de Cultura, bem como a aprovação da Lei Paulo Gustavo, que visa direcionar recurso a estados e municípios para incentivar a cultura, garantindo ações emergenciais para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.

Conforme votação, a nova diretoria do conselho ficou composta por: José Fernando Almeida Costamillan como presidente, José Fernando Costa como vice-presidente e Mariana Rajão como secretária. Com a aprovação dos demais membros presentes, foram eleitos e empossados.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um instrumento democrático e participativo da comunidade, órgão colegiado, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, tendo como principal objetivo colaborar na elaboração e execução das políticas públicas culturais na esfera municipais.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sheron Dias e Pricila Garcia, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Samuel Giró do Santos, da Secretaria Municipal da Fazenda, Ernani Machado Teixeira Junior, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, secretária Daiane Gautério Pereira, Secretaria Geral de Governo, Mariana Rajão, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, secretário Josué Gautério Machado, como representantes da sociedade civil estiveram presentes os representantes dos segmentos: da Música o titular José Fernando Costa, Preservação e Restauração do Acervo do Patrimônio Histórico, Material e Imaterial -titular Fernando Costamillan e suplente Jeane Matos; Associações Coletivos Culturais e Movimentos Sociais de Identidade Étnica, o titular Marcos Domingues, segmento Blocos, Escola de Samba e Carnaval de Rua o titular Pablo Machado e suplente Vanessa Lima de Oliveira.