15/03/2023 Sec. da Agricultura e Pesca

Mais Pecuária Brasil realiza inseminação em vacas no Município

Programa consiste em proporcionar o melhoramento genético dos bovinos

A Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria da Agricultura e Pesca (Smap), juntamente com o programa Mais Pecuária Brasil, realizou na última sexta-feira, 10, a inseminação artificial de 43 animais, via convênio firmado no ano passado com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) .

O programa que no município já realizou mais de 119 inseminações e ao longo de quatro anos deve realizar 2400, consiste em proporcionar o melhoramento genético dos bovinos, resultante em qualidade de rebanho, melhor produtividade e renda que beneficiam os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local, sendo as opções de inseminação, tanto para animais de corte, como para produção de leite.

Para os nove produtores cadastrados até o momento em São José do Norte, as inseminações são feitas sem custo nenhum, cabendo apenas o enquadramento nas exigências mínimas para poderem participar: os animais devem estar em dia com as vacinações e saudáveis, além de uma estrutura mínima e instalações adequadas para realizarem os procedimentos, como qualidade de pastagem e acessibilidade.

A Conafer, disponibiliza o técnico veterinário,  material genético (sêmen), e os hormônios utilizados nos protocolos de inseminação. Já a Secretaria da Agricultura e Pesca fica responsável pelo deslocamento da equipe, não havendo assim nenhum custo para o produtor.

O processo de inseminação se inicia com o exame de ultrassom para verificar se os animais estão em condições para serem inseminados, e a colocação de um implante. Oito dias depois, ocorre a aplicação dos hormônios para favorecer o cio das vacas, e após o intervalo de três dias é realizada a inseminação. E, após 60 dias, o técnico veterinário retorna para verificar se houve a fertilização dos animais.

O Programa Mais Pecuária Brasil foi lançado em outubro de 2022, em parceria com a Prefeitura de São José do Norte e a Conafer, tem duração de 4 anos e disponibiliza materiais genéticos de diversas raças de bovinos, tanto da atividade de corte, como leiteira, atuando em rebanhos de agricultores familiares e criadores locais.

O próximo passo é incluir mais produtores e realizar novos ciclos de inseminação. Os pequenos produtores são prioridades no atendimento do programa.

Mais informações sobre o Mais Pecuária Brasil podem ser obtidas junto a Smap pelo telefone (53) 3238-1129 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

_______
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de São José do Norte

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: @prefeiturasaojosedonorte