O Julho Cinza é uma campanha de conscientização, instituída pela Secretaria da Saúde de São José do Norte, voltada a saúde da pessoa idosa com ênfase na promoção de saúde e na prevenção e no controle de doenças crônicas.
O Julho Cinza é uma campanha de conscientização, instituída pela Secretaria da Saúde de São José do Norte, voltada a saúde da pessoa idosa com ênfase na promoção de saúde e na prevenção e no controle de doenças crônicas.
Durante o mês, nas unidades de saúde, são disponibilizados exames de medição de pressão arterial, testes de glicemia e consultas médicas, proporcionando aos idosos nortenses a oportunidade de monitorar sua saúde e receber orientações adequadas para o manejo dessas condições. Além disso, são realizadas rodas de conversas educativas sobre hábitos de vida saudáveis e a importância da adesão aos tratamentos medicamentosos com acompanhamento, contribuindo para a conscientização e o autocuidado desses indivíduos.
A equipe da ESF João Landell, onde está em funcionamento a rede bem cuidar (que já alcançou os selos bronze e prata da UBS amiga do idoso), fará uma programação especial, que contará com diversas atividades e orientações com nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos, além de um bingo dançante (sem retorno financeiro), com intuito de promover momentos de entretenimento associados a orientações sobre saúde e bem-estar.
A ESF Bujuru realizará, no dia 27 de julho às 14h, uma roda de conversa com orientações sobre sobre a saúde da pessoa idosa, prevenção de doenças, risco de quedas e um delicioso coffee break. Também serão realizadas atividades de pinturas sobre dia dos avós com idosos e seus netos.
Segundo o Secretário da Saúde, Lucas Penteado, "cuidar dos idosos é mais do que assistência à saúde conforme as necessidades de cada grupo social, é também tornar mais consciente a sociedade que é possível um envelhecimento saudável, mantendo a autonomia e funcionalidade, conforme preconiza a política nacional se saúde do idoso. Pensar o cuidado do idoso e o preparo para o envelhecimento é retribuir aqueles que vieram antes e fornecer perspectiva de futuro para a geração dos jovens e adultos”.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil