24/05/2021 Sec. de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

Iniciada a terceira fase de canalização no Arroio Canastreiro

Arroio Canastreiro

A canalização do Arroio Canastreiro, no Bairro Tamandaré, é uma antiga demanda dos moradores da localidade que vem sendo atendida em virtude da execução das responsabilidades presentes no Termo de Ajustamento de Conduta firmado no ano de 2006 entre Ministério Público Estadual (MPE), Prefeitura de São José do Norte e empresa Flopal S/A.

Através do Gabinete da Prefeita e das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (SMMA) e Coordenação e Planejamento (SMCP), o Executivo Municipal foi responsável por garantir as condições necessárias para que a obra pudesse ser iniciada, o que aconteceu no ano de 2019.

Desde então, a referida obra vem sendo custeada pela empresa Flopal S/A, com o acompanhamento do Ministério Público e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU). A canalização já avançou provocando o fechamento das valas que causavam transtornos aos moradores da Rua Darcy Xavier Pereira, Fernando Branco Machado e agora avança no trecho da Rua Frei Norberto Sogari compreendido entre as Ruas Ramiro Barcelos e Fernando Branco Machado.

A prefeita Fabiany Zogbi Roig considera que a obra de canalização de Arroio Canastreiro representa um grande avanço na infraestrutura de drenagem e saneamento da cidade e muito mais qualidade de vida para os moradores do entorno que precisavam conviver com a presença de insetos e roedores, devido a vegetação que crescia no local. Ela ainda salienta, que está prevista a construção de mais estruturas de drenagem para garantir o correto escoamento da água da chuva.

Para o Secretário de Coordenação e Planejamento, Danúbio Roig, as obras e intervenções ao longo do Arroio Canastreiro representam um marco da Gestão Urbana e Ambiental do Município.