Um “grande” momento de integração é o que reserva o Grupo de Agroecologia Econorte para comemorar os 10 anos de atividade. No sábado (26), será realizado um Café Comunitário para marcar as comemorações de aniversário do grupo. Será no Salão da Comunidade Menino Deus da Capela do Retovado, às 14h30min.
Um ônibus sairá de São José do Norte, às 14h, da Rua Ramiro Barcelos (próximo ao local da feira), para levar aqueles que quiserem participar.
Toda a comunidade está convidada. A entrada no evento é um prato com alguma receita caseira para contribuir com o que será servido no café comunitário.
O café em comemoração aos 10 anos da Econorte contará com diversas atrações, entre elas, apresentação do histórico do grupo, espaço livre para manifestações artísticas, exibição da Invernada Artística de São José do Norte, show com o mágico Mister Maicon, e sorteio de brindes.
O Grupo de Agroecologia Econorte é formado por produtores orgânicos de São José do Norte. Em 2014, receberam a Certificação de produção orgânica e passou a ser uma Organização de Controle Social (OCS) pelo comprometimento com a linha de produção orgânica e com a qualidade dos alimentos e isentos de produtos químicos. O Grupo Econorte recebe apoio da Emater/RS-Ascar, da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
O Executivo Municipal está investindo na construção de uma banca para comercialização dos produtos produzidos pelo grupo.
A edificação já está na fase final de sua construção. Segundo a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, as novas instalações darão mais dignidade aos produtores que não ficarão mais expostos as interpéries climáticas para expor e vender seus produtos. “Definitivamente este é um grande avanço para a produção orgânica de alimentos no município”, concluiu a prefeita.