Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
18/05/2024
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Furg emite boletim apresentando previsão do nível da Lagoa

Relatório anexa, também, o mapa de alagamento do dia

A FURG emitiu esta semana o nono Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático que afeta a metade sul do Estado. Este relatório apresenta os resultados mais recentes derivados da modelagem numérica do comportamento do nível das águas na região sul da Lagoa dos Patos, abrangendo as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul.

Neste material, o Comitê de Prognóstico e Avaliação de Eventos Extremos realizou uma previsão das condições e cenários até o dia 23 de maio. O modelo considera a direção e a intensidade do vento, bem como a variação do nível do estuário da Lagoa dos Patos.

Na quarta-feira, 15 de maio, conforme informações obtidas às 18h, o estuário foi influenciado por ventos moderados em direção Oeste (O), o que resultou no aumento do nível das águas em todas as cidades na região sul da Lagoa dos Patos, com maior tendência de acumulação de volumes na margem leste, especificamente em São José do Norte.

A previsão do pico da lâmina d’água sobre o cais do CCMar, baseada em modelos numéricos que descrevem a hidrodinâmica da Lagoa, projetava um valor de 50 cm para a quarta-feira. O nível máximo observado hoje ficou ligeiramente abaixo deste valor.

Quanto ao fluxo da vazante, os dados obtidos indicam um valor ligeiramente superior a 17 mil metros cúbicos por segundo. Simultaneamente, através de imagens de satélite, foi possível observar o aumento do nível das águas mais ao norte da lagoa, com a manifestação de uma faixa de coloração alaranjada.

O boletim também inclui uma análise da previsão para a próxima semana, indicando que o nível das águas na região sul da Lagoa dos Patos permanecerá elevado em todas as principais cidades (São Lourenço, Pelotas, Rio Grande e São José do Norte), com um pico de nível máximo previsto para quarta-feira, 22 de maio, em toda a região, quando os ventos serão moderados de norte a nordeste.

A análise da variabilidade do nível das águas da região sul da Lagoa dos Patos também aponta para a permanência de níveis elevados durante todo o período simulado, destacando que a partir de 20 de maio esses níveis aumentarão ainda mais, atingindo seu máximo em 21 de maio às 12 horas. A expectativa é que esse pico ultrapasse os níveis máximos observados até o momento em São José do Norte, São Lourenço, Pelotas e Rio Grande.

A previsão completa, simulando o avanço do cenário até o dia 23 de maio, está disponível neste link: https://www.furg.br/arquivos/Informes_da_Reitoria/2024/1505_Boletim_9.pdf

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé