Na última semana, em São Lourenço do Sul, ocorreu à reunião do Fórum da Lagoa dos Patos, na sede da Colônia Z8, para avaliar a atual situação do setor.
O evento contou com presença de secretários Municipais, presidentes de colônias de pescadores, técnicos da Emater/RS-Ascar e pescadores.
Durante o evento, foram abordados temas como os afeitos da reforma da previdência ao pescador e a revisão do Estatuto do próprio Fórum da Lagoa. Os presentes relataram pouca oferta de pescados e camarão na Lagoa e que este fator frustrou, mais uma vez, as aspirações dos pescadores.
Na ocasião, o presidente da Colônia Z2, de São José de Norte, Irandi Rodrigues, comentou a atuação dos representantes do Rio Grande do Sul no encontro da Câmara Técnica da Tainha, instituída no Comitê Permanente de Gestão e Uso Sustentável dos Recursos Pelágicos das Regiões Sudeste e Sul (CPG Pelágicos SE/S), realizado em Itajaí/SC, onde foi permitido mais uma safra para a pesca da tainha na Lagoa dos Patos com regramento da Instrução Normativa Conjunta MMA/SEAP n° 3 de 09 de fevereiro de 2004. Irandi também sugeriu um levantamento de dados oficiais da quantidade de pescados na Lagoa dos Patos para estudo de futuras cotas aos pescadores artesanais.
O secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Martins, destacou a atuação da Prefeitura Municipal de São José do Norte como uma das mais atuantes no Fórum da Lagoa e os esforços do Executivo Municipal, no sentido de orientar e qualificar, para legalizar empresas para o beneficiamento e manipulação dos pescados.