17/09/2024 Sec. da Educação e Cultura

Festejos Farroupilha 2024: Chegada da Chama Crioula dá início a Semana Farroupilha nortense

Festejos Farroupilha de 2024 celebram o centenário de Jayme Caetano Braun, poeta e tradicionalista que difundiu a cultura gaúcha pelo mundo

Os Festejos Farroupilhas 2024 em São José do Norte contam com uma vasta programação cultural. A Abertura Oficial da Semana Farroupilha ocorreu no último sábado (14-09), quando um grupo de cavalarianos conduziu a tradicional Chama Crioula do PTG Três Figueiras até o palanque oficial, na Rua General Osório.

A centelha da chama foi repassada a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, que fez o acendimento da pira diante de tradicionalistas, autoridades e comunidade em geral, e assim marcou, oficialmente, o início dos Festejos Farroupilhas de 2024 em São José do Norte.

Terminada a cerimônia, outra fagulha da Chama Crioula foi direcionada pelos cavalarianos até a Casinha do CTG Barreira do Norte, onde permanecerá até o dia 20 de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho, data que marca o início da Revolução Farroupilha.

Neste ano, em todo Estado, os Festejos Farroupilhas têm como tema o centenário de Jayme Caetano Braun, poeta e tradicionalista que marcou a cultura gaúcha. A Semana Farroupilha, que é um dos eventos mais aguardados do calendário municipal e, em 2024, os nortenses homenageiam também duas figuras de destaque: José Luiz Lopes da Rosa, escolhido como Patrão da Semana em São José do Norte, e Sheron Dias, a homenageada dos festejos deste ano.

Rondas
As tradicionais rondas, momento de encontro e celebração da cultura gaúcha, seguem ocorrendo na Casinha do CTG Barreira do Norte, conforme o cronograma abaixo:
17/09 - CTG Barreira do Norte e CTG Batalhador da Querência
18/09 - PTG Três Figueiras
19/09 - CTG Barreira do Norte

A programação fortalece as tradições gaúchas, com momentos de união e valorização da história do Rio Grande do Sul. Os nortenses estão convidados a participar e prestigiar os eventos que celebram o orgulho farroupilha.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Prefeitura Municipal de São José do Norte
Acompanhe nossos canais nas redes sociais
Facebook: www.facebook.com/prefsjnorteservicos